A Semana Internacional de Vela de Ilhabela(SP) 2019 contou com a participação de 120 barcos. O principal evento da modalidade da América do Sul chegou à sua 46ª edição e reuniu medalhistas olímpicos e pan-americanos, campeões mundiais e outras personalidades do esporte, como a surfista de ondas gigantes Maya Gabeira.

O campeonato se encerrou em 20/07 e reuniu no Yacht Club de Ilhabela mais de 900 velejadores de vários estados e países. Foram inscritos veleiros de vários tamanhos, divididos entre as classes ORC, IRC, RGS, Bico de Proa, Clássicos, Multicascos, Mini Transat, HPE-25 e C-30.

A Regata “Alcatrazes por Boreste” tem um percurso de 55 milhas náuticas contornando o arquipélago do litoral norte paulista e chegando no Farolete 4. Outras provas também fazem parte do dia como a Toque-Toque por Boreste (25 milhas náuticas) e Renato Frankenthal (10 milhas náuticas).

 

Impacto Zero:

Com previsão da passagem de jubartes no meio da raia de Alcatrazes, a Comissão Organizadora junto ao Yacht Club de Ilhabela promoveu ações ambientais para reduzir a poluição das águas e preservar a vida marinha. Em 2019, o evento adotou a política do impacto zero.

Uma das mudanças já aplicadas pelo Yacht Club de Ilhabela (YCI) é a não utilização dos canudos de plástico e produtos descartáveis, como os copos.

Os resultados das regatas não foram impressos e todos os comunicados foram enviados aos velejadores por meio de aplicativo de mensagem ou e-mail. Os adesivos dos barcos foram produzidos com materiais biodegradáveis.

A modalidade vela também contribui para a limpeza dos oceanos por não usar combustível em suas provas.

“Um evento esportivo no mar é fundamental que seja de impacto zero, 100% sustentável, o velejador já tem essa mentalidade…. Já temos tanta coisa negativa, como lixo e poluição no mar e este evento tem que ser um exemplo positivo e educativo. Ele tem que ajudar a melhorar este quadro”, disse Julio Cardoso, diretor de meio ambiente do YCI e da Semana Internacional de Vela de Ilhabela.

”O esporte é exemplo para as crianças, jovens, todos nós. Eles têm que mostrar que esse princípio de sustentabilidade é viável e necessário. É uma tendência mundial”.

A organização da Semana Internacional de Vela de Ilhabela promoveu ainda ações de limpeza das praias e também expedições de observação de baleias e golfinhos.

Nos últimos três anos, as baleias jubartes estavam presentes na raia na regata oceânica de Alcatrazes e este ano, segundo Julio Cardoso, é possível que também estejam.

Desde 2016, Julio Cardoso coordena o registro das baleias que passam pelo percurso das provas. As jubartes, por exemplo, foram vistas e fotografadas por muitos velejadores nas últimas edições.

As baleias estão em migração do Sul para Abrolhos (BA) visando reprodução. “Nos últimos anos, o número de baleias que passa por Ilhabela e São Sebastião aumentou significativamente. A caça se encerrou em 1987 e com isso mais baleias estão aparecendo a procura de espaço e comida. Ilhabela estava fora da rota, mas isso mudou muito e coincidentemente elas têm aparecido na Semana Internacional de Vela. Presença essa que ocorre em perfeita harmonia.

Que belo exemplo.