Formados pelas  águas resultantes das precipitações atmosféricas, dos degelos e aquelas que brotam na forma de fontes. Um rio é um curso de água natural, mais ou menos caudaloso, que deságua em outro rio, no mar ou em um lago. Os rios são considerados agente modificador da paisagem, dada a sua capacidade de erosão, transporte e deposição. Servem de canais naturais de drenagem a uma bacia hidrográfica, ou seja, uma massa de água interior que corre, na maior parte da sua extensão, à superfície terrestre. 

Foz ou desembocadura é o local onde um corpo de água fluente deságua em outro corpo de água, que pode ser um outro rio, uma lagoa, um grande lago, um mar, ou mesmo um oceano.

Em linhas gerais, há três tipos de fozes fluviais: a do tipo estuário em forma de funil, formado por um leque de canais e ilhas  e a foz mista (barra), com algumas ilhas laterais, mas uma foz principal larga. 

Estuário é uma zona alagada caracterizada como um ambiente de transição, sendo o local onde o fluxo de água dos rios encontra a água salgada do mar. É a zona de transição entre o rio e o mar. Os estuários correspondem a um ambiente salobro, onde a água doce mistura-se com a água do mar. Essa situação oferece condições únicas para o ambiente. Está sujeito a influência das marés, assim sofre alterações constantes de temperatura e salinidade.

Uma outra característica importante é o fatos dos estuários serem um dos ambientes mais produtivos do planeta. Isso ocorre porque as águas carregam grande quantidade de nutrientes e matéria orgânica. Além disso são regiões de extrema importância ecológica pois abrigam uma grande diversidade de espécies. Além disso, a partir deles também é possível obter alimentos.

Ao mesmo tempo que apresentam uma importante função ecológica, os estuários também são bastante ameaçados pela ação humana, isso ocorre porque muitos estuários localizam-se próximo das cidades e são importantes vias de comunicação dos oceanos ao continente. Além disso, as atividades de pesca ou extração de recursos naturais devem ser realizadas de forma sustentável. Por isso, em algumas regiões de estuários são criadas áreas de conservação da natureza.
( fonte UOL educação )